Pages

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Por dentro das mídias...

14 
No último dia 24 de Abril vimos em sala de aula o filme “A Rede Social” que retrata a história de crescimento da rede social ‘Facebook’, idealizada por Mark Zuckerberg, e uma das mais novas mídias da sociedade atual. 
A ficção com pitadas de verdade, no filme "A rede social" nos apresenta a criação não só do Facebook, mas o desenvolvimento de uma sociedade que irá constituir as novas redes e as novas maneiras de derrubar as fronteiras da comunicação e do conhecimento através da consciência crítica aliada à utilização da Internet.

Em breve as resenhas produzidas pela turma!!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A TURMA 203



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Projetos em andamento...


EIXO TEMÁTICO: MÍDIAS E COMUNICAÇÃO

TEMA: A mídia e o modo de vestir do jovem.
GRUPO: Bruna e Paola









TEMA: A Música e o jovem ao longo dos tempos
GRUPO: Leonardo, Fabrício e Jordan















TEMA: As Redes Sociais e a política  
GRUPO: Lauvian e Nilton 







TEMA: O Facebook como ferramenta de auxílio na escola
GRUPO: Mariana, Vitor, William e Alessandro






TEMA: Rádio na Escola
GRUPO: Maiara, Gabriela, Natálie e Thainá








TEMA: A Internet e a Sustentabilidade
GRUPO: Indiara e Stefania


GRUPO: Mirela, Daniela, Luana, Letícia

TEMA: Arte nos muros da escola



GRUPO: Fernanda, Sara Ellen e Daliane
TEMA: Jornal da Escola







GRUPO: Lucas G, Gustavo, Tiago e Paula
TEMA: Filmes e as representações sociais







GRUPO: Larissa e Liliane
TEMA: Televisão 











GRUPO: Adriane, Marieli
TEMA: Bullying Virtual

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Datas importantes



DIA 29/04 - Entrega do relatório escrito (NORMAS DA ABNT)

DIA 13/05- Entrega do Jornal Estatístico 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Orientações para Relatório de Pesquisa Estatística


Orientações para Relatório de Pesquisa Estatística
Feitas as pesquisas, para uma amostra de no mínimo 50 pessoas, os relatórios deverão conter:
1.       Introdução: explicar a proposta de trabalho e tema da pesquisa.

2.       Desenvolvimento do trabalho:
a.       Tema da Pesquisa
b.      Escolha da Amostra e Público – Alvo e discutir a conveniência de se fazer essa investigação através de um censo ou de uma amostragem apontando possíveis vantagens e desvantagens de cada um nesse trabalho.

c.       Instrumento de coleta de dados: Apresentar e discutir as variáveis estatísticas e explicar o questionário levando em consideração variáveis quantitativas e qualitativas.

d.      Data e local da coleta;

e.       Explicar se houve erros não amostrais como questionários mal elaborados, perguntas não compreendidas pelos entrevistados e o papel dos entrevistadores etc.

f.        Apresentação e representação dos dados:

Para as variáveis quantitativas como idade, salário, horas na internet, etc. CALCULAR: MÉDIA, MODA, MEDIANA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA E RELATIVA, VALOR MÁXIMO E MÍNIMO; 

Para as variáveis qualitativas como sexo, rede social que utiliza, tipo de música favorita, etc. Construir tabelas e/ou gráficos.

3.      Divulgação dos resultados e conclusões acerca dos resultados obtidos.

Questões:
1) Os dados obtidos são confiáveis? Justifique.
2) O que é necessário para se ter uma boa pesquisa?
3) Avalie a qualidade do questionário elaborado.
4) Tendo em vista os objetivos que estabelecidos no início, quais são os resultados da pesquisa?
5) Com base no estudo realizado você sugere alguma nova questão a ser investigada?


4.     JORNAL ESTATÍSTICO:  O indivíduo comum, em geral, não tem acesso aos dados estatísticos a partir de sua fonte original, os Institutos de Pesquisa. Ele só toma conhecimento destes dados através dos veículos de comunicação.
Dessa forma, pede-se que elaborem uma matéria, digamos, a ser publicada em um jornal ou revista. Que dados/resultados apresentariam? De que forma? Que informações acreditam ser relevante o leitor ter acesso?
Feitas essas reflexões, elaborar um cartaz apresentando sua matéria jornalística. Elabore título bem criativo e um texto adequado; lembre-se que os textos jornalísticos costumam vir recheados de gráficos e tabelas bem coloridos a fim de ser mais atraente aos leitores; imagine seu trabalho como sendo uma reportagem de capa (no caso de uma revista); etc.

MATERIAL DE APOIO:



E ainda....


terça-feira, 9 de abril de 2013

ONDE PESQUISAR???



A pesquisa na internet é válida, desde que seja realizada em sites confiáveis, mas é preciso ler com atenção as informações oferecidas, pois pesquisar na internet não é só "Ctrl+C/ Ctrl+V".
Então, segue uma lista de links...

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A PESQUISA



 Realização da pesquisa:

O pesquisador deve pautar-se pelo seu projeto de pesquisa e realizar os passos necessários: busca de novos materiais bibliográficos, realização de coleta de dados e começar a fazer a interpretação, a análise dos materiais que têm em mãos para, posteriormente, passar à redação da pesquisa, cujos resultados podem ser apresentados por meio de diferentes produtos: artigo científico, monografia, trabalho de conclusão de curso, etc.


Como registrar as leituras que fundamentarão teoricamente a pesquisa?

Delimitado o tema e formulado o problema, é o momento de partir para a fundamentação teórica da pesquisa, ou seja, as leituras que vão dar sustentação às reflexões e análises pessoais. É nesse momento que o pesquisador busca o que já existe sobre o assunto, para fazer confrontos de ideias. O pesquisador deverá fazer leituras que obedecerão aos seguintes passos: de reconhecimento e exploratória (identificação de materiais sobre o assunto), seletiva (ao ler, o pesquisador vai selecionando o que poderá ser utilizado na sua pesquisa, descartando o que não será necessário), leitura crítica ou reflexiva (interpretação do que se lê, fazendo análises, “cruzando” o que diz um autor com o que diz outro e assim por diante).
Para ter um controle sobre o material teórico que será utilizado na pesquisa, o  pesquisador deve fazer apontamentos do que lê, porque posteriormente, na fase de escrita do projeto e do produto final, precisará referir-se às leituras feitas. No entanto, é preciso saber fazer esses apontamentos adequadamente, identificando o que é citação do autor.

Formas de registrar

Fundamentalmente, é preciso anotar os dados para fazer a referência bibliográfica (que será estudada posteriormente), o conteúdo de que trata a obra, registrando sempre se é cópia (que deverá vir entre aspas) ou se é comentário do pesquisador com base no que foi lido.
Aconselha-se que o pesquisador adote as chamadas fichas de leitura, que podem ser adquiridas em livrarias, elaboradas no computador e neste salvas para consultas ou ainda num caderno específico para aquela pesquisa.
Modelo de registro

Independentemente de escolher caderno, PC ou fichas de leitura de papel, no momento de fazer as anotações elas deverão conter um cabeçalho que indica a área da pesquisa e o assunto (tema) tratado. Logo após o cabeçalho, deve constar a referência bibliográfica (os dados técnicos da obra)e, em seguida, o conteúdo com as citações e/ou comentários. A seguir, reproduzimos modelo de anotações/registros de leitura.

Língua Portuguesa
Linguagem - funções
CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991.
05
“Diferentes mensagens veiculam significações as mais diversificadas, mostrando na

sua marca e traço, no seu efeito, o seu modo de funcionar. O funcionamento da mensa-

gem ocorre tendo em vista a finalidade de transmitir – uma vez que participam do

processo comunicacional: um emissor que envia a mensagem a umreceptor, usando

do código para efetuá-la; esta, por sua vez, refere-se a um contexto. A passagem da

emissão para a recepção faz-se através do suporte físico que é o canal.  Aí estão,

portanto, os fatores que sustentam o modelo de comunicação: emissor,receptor,

canalcódigoreferentemensagem.”

Língua Portuguesa                                                Linguagem – funções

CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991.
05
Nesta página, a autora explica como corre o funcionamento da transmissão da

Mensagem, tendo em vista os fatores que sustentam o modelo de comunicação, que,

segundo ela, são seis:: emissor, receptor, canal, código, referente, mensagem.

A autoria do trabalho científico!!!

É importante lembrar ao pesquisador, especialmente quando a pesquisa é predominantemente bibliográfica, que não é proibido reproduzir as palavras usadas por outro autor, no entanto, quando isso ocorre, é o momento de se fazer as citações (diretas ou indiretas).
A grande finalidade, contudo, da pesquisa é que o pesquisador seja o autor do conhecimento que ali está sendo produzido. Portanto, o que se espera é que haja análises, interpretações, reflexões críticas com base no que foi lido, estudado, pesquisado, e não a reprodução das palavras de outros.


Fases da pesquisa


Fases da pesquisa:
I – Elaboração do projeto de pesquisa, quando serão observados os seguintes passos:

  1. Escolha do assunto: interesse e um certo conhecimento prévio são fatores fundamentais para determinar a escolha do assunto. Deve-se também pensar na existência de bibliografia sobre o assunto escolhido.
  2. Especificação do tema e formulação do problema: é preciso delimitar o assunto, elaborando-se uma pergunta (problema). É nesse momento que se define também a área do conhecimento na qual a pesquisa se insere.
  3. Hipótese: é uma suposição em busca de possível certeza. É a partir dela que o pesquisador tem condições de identificar as informações necessárias e evitar a dispersão.
  4. Revisão de literatura: momento de buscar a fundamentação teórica sobre o tema escolhido, com a realização de leituras, busca de documentação bibliográfica, realização de anotações e fichamentos.
  5. Justificativa: definição de por que a pesquisa deve ser realizada. Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa.
  6. Objetivos: normalmente, formula-se um objetivo geral e alguns objetivos específicos. É o momento de responder ao que é pretendido com a pesquisa.
  7. Metodologia: é uma descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados. Além da leitura, a metodologia contempla a fase de exploração de campo (amostragem, coleta de dados, organização e análise de dados).
  8. Referências bibliográficas: momento em que se elenca o referencial teórico utilizado na pesquisa.
  9. Redação do projeto: realizados todos esses passos, é o momento da redação do projeto de pesquisa.

Mãos a obra!!


Orientações para o Projeto

LAYOUT DA PÁGINA:

 Modificar a margem da direita para 2cm
 O projeto deve ser digitado com fonte: ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, tamanho 12 para os textos e 14 para os títulos.

CAPA

Texto centralizado

Tamanho: 14
 


FORMATAÇÃO DA PÁGINA:  

 Menu INÍCIO - PARÁGRAFO

Alinhamento: Justificada
Especial: Primeira Linha
Espaçamento entre linhas: 1,5 - Espaçamento Antes: 0  Depois : 0


TÍTULOS: 
Texto maiúsculo
Tamanho 14



INTRODUÇÃO

Introdução da pesquisa, sobre o que irá tratar o trabalho, como a pesquisa será feita, etc.

OBJETIVOS
 
 INICIADO POR VERBO.Uma vez apresentado o tema, a pergunta chave para este item é "o que se pretende pesquisar?, isto é, que objetivos se pretende alcançar. É necessário, pois, esclarecer o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa, ou seja, visa explicitar qual é a sua intenção – o que ele almeja estudar/pesquisar Enfim, objetivo é sinônimo de meta, fim.
Os objetivos de uma pesquisa são:

Descrever um fato ou fenômeno;
Descobrir a causa ou os efeitos de um fenômeno; 
Estabelecer relações entre variáveis ou entre fenômenos;
Elaborar diagnóstico de uma situação;
Elaborar um mapeamento.

Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo.

Exemplos de Verbos para a elaboração dos objetivos do projeto:

JUSTIFICATIVA

A pergunta chave deste item é "por que esta pesquisa deve ser realizada?"
 A justificativa pode ser redigida a partir de algumas perguntas como, por exemplo:
Que benefício poderá trazer à comunidade com a divulgação do trabalho? (relevância social);
 O que levou o pesquisador a escolher esse tema? (interesse);
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa manifesta a importância do tema a ser estudado, ou exalta a necessidade de se levar a efeito tal pesquisa.

HIPÓTESES

           O que você acha que vai encontrar ao final da pesquisa. Ex.:Acredito que a população farroupilhense está insatisfeita com as opções de lazer oferecidas na  cidade.

METODOLOGIA

Neste tópico deve-se especificar o tipo de pesquisa. A pergunta chave que deve ser respondida aqui é "como será realizada a pesquisa?" Neste item deve ser esboçada a trajetória que o pesquisador seguirá ao longo do desenvolvimento de sua pesquisa. Para tanto é preciso destacar: 
1) os critérios de seleção e a localização das fontes de informação; 
2) os métodos e técnicas utilizados para a coleta de dados; 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 A fundamentação teórica atribui, essencialmente, credibilidade ao trabalho, faz referência às pesquisas e aos conhecimentos já construídos e publicados, situando a evolução do assunto e, assim, dando sustentação ao tema que está sendo estudado. É a análise do estado da arte do problema abordado.
Faz-se mister destacar que não se trata de uma simples transcrição de pequenos textos ou citações, mas sim de uma sistematização de idéias, fundamentos, conceitos e proposições de vários autores, apresentados de forma lógica, encadeada e descritiva, demonstrando que foram estudados e analisados pelo autor. Nesse sentido, deve-se efetuar o levantamento bibliográfico junto a diferentes fontes documentais, como livros, obras de referência, periódicos científicos, teses, dissertações, monografias, artigos, dentre outros. Na revisão bibliográfica deve-se observar algumas recomendações como:

·           limite às contribuições mais relevantes diretamente ligadas ao assunto;
·           mencionar o nome de todos os autores, obrigatoriamente, no texto e nas referências;
·   apresentar e comentar resultados de pesquisas relacionadas ao assunto, salientando as  contribuições ou relação das mesmas com o trabalho;
·    adotar tantas seções quanto forem necessárias à fundamentação do tema e do problema abordados.

CRONOGRAMA

Cronograma é o instrumento utilizado para se prever a execução das fases do trabalho de pesquisa, ou seja, é onde se demonstra o tempo necessário para desenvolver cada etapa ao longo do período estipulado para o desenvolvimento da pesquisa. Cada etapa pode ser discriminada em meses ou semanas.
REFERENCIAIS

O QUE FOI UTILIZADO DE MATERIAL NA PESQUISA.
Ex.:
MARCONDES, E.; LIMA, A. (Coord.). Dietas em pediatria clínica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 1993.

            SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Nome do livro em negrito. Edição. Estado: Editora, ano de publicação.


Bibliografia
ORIENTAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA.
 http://www.unicep.edu.br/cursos/matematicalicen/docs_aulas/Manual_TCC.pdf

Tipos de pesquisa

A pesquisa quantitativa é utilizada para conseguir resultados estatísticos, para se fazer uma média, um percentual, projetar medidas para uma análise numérica sobre o tema escolhido. Geralmente esta pesquisa é realizada através de questionário, com um número relativamente grande de pessoas para se estabelecer dados confiáveis e precisos. É mais adequada para apurar opiniões, comportamentos e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação.

A Pesquisa Quantitativa não é apropriada para compreender "porquês", dado que, neste caso, as questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser ampla o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável. Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo


A Pesquisa Qualitativa procura entender profundamente o tema escolhido, através da experimentação, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. A Pesquisa Qualitativa envolve o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias, para tanto a análise é realizada geralmente, com pequenos grupos de entrevistados, através de um roteiro, já que é mais participativa e menos controlável, dado que os participantes podem direcionar o rumo em suas interações com o pesquisador. Ela se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado.